Rádio Maldita-No ar



Você está ouvindo a Maldita Rádio Rock

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CD : Biffy Clyro: Opposites

O Biffy Clyro é certamente uma das bandas inglesas mais subestimadas da atualidade. O trio é de um talento inquestionável, mesclando muito bem as influências de math rock dos primeiros trabalhos com o rock grandioso e mais acessível dos mais recentes.


O penúltimo lançamento do grupo, Only Revolutions (2009), é em muitos sentidos o mais equilibrado álbum do Biffy Clyro, especialmente por conseguir soar contemporâneo sem parecer repleto de obviedades e fórmulas recicladas em bandas de pop rock. 

Opposites é um álbum duplo, e como de praxe em álbuns assim, conceitual. O primeiro disco é chamado de The Sand At The Core Of Our Bones, é reúne faixas que remetem a perdas e ao passado de forma reflexiva. Já The Land At The End Of Our Toes, o segundo disco, olha pra frente ao agregar as canções que abordam o futuro, tanto de perspectivas mais confiantes e otimistas.

O problema é que Opposites cai na armadilha mais óbvia de um disco duplo: é difícil digerí-lo porque são mais de 80 minutos de faixas que, por mais que tenham temas congruentes, musicalmente soam muito parecidas e/ou destoam umas das outras no tracklist oferecido. 

O primeiro disco é pesado, empolgante e denso, mas o rock magnânimo da banda exige um bocado do ouvinte. Por mais que o resultado seja satisfatório, é difícil ouvir o segundo disco em sequência, porque há a impressão de estar ouvindo um único álbum grande demais, com ideias que, mesmo interessantes, não acrescentam novidades à discografia da banda.

O trabalho tem algumas das melhores faixas que o grupo já escreveu, como os singles “Black Chandelier”, “Stingin’ Belle” e outras com potencial para se tornarem destaque em um futuro próximo, como “Woo Woo”, “Sounds Like Ballons” ou “The Joke’s On Us”. 

A adição de faixas como “The Rain” e “Thundermonster”, outtakes de Opposites lançados no single Black Chandelier deixariam Opposites um pouco mais versátil e interessante por mais tempo. Uma edição enxuta do álbum será lançada em alguns países com apenas um disco que mistura os dois do lançamento oficial, e deve agradar os fãs menos exigentes.

0 comentários:

Twitter Facebook Favorites

 
Real Time Web Analytics