Mais uma atração do Rock in Rio 2013 é confirmada: o cantor e compositor americano Ben Harper, que se apresentará no dia 20 de setembro, no Rio, como artista principal do palco Sunset.
Por telefone, de Los Angeles, o artista (que já se apresentou na edição de 2004 do festival, realizada em Lisboa) conta que ainda é cedo para dizer como será o show, nesse palco dedicado a encontros musicais que já confirmou para a próxima edição shows de George Benson com Ivan Lins e do vocalista do grupo americano Gogol Bordello, Eugene Hütz, com convidados.
— Estou aberto a sugestões. O Rock in Rio é um ótimo festival, as pessoas viajam de longe para ver as atrações — diz Harper, artista assíduo no Brasil. Em 2007, chegou aos primeiros lugares das paradas do país com “Boa sorte/ Good luck”, dueto com Vanessa da Mata.
— O Brasil é um dos países mais cheios de alma onde já estive — elogia. — Um dos meus melhores amigos é (o brasileiro) Bob Burnquist, que vem a ser um dos maiores skatistas vivos. E no Brasil as pistas ficam abertas a noite toda. Uma das minhas maiores alegrias aí é andar de skate de madrugada. Tenho também uma boa lembrança da vez em que saí do avião e fui recebido por uma orquestra de berimbaus! Ah, e sabe qual é uma das coisas ótimas no Brasil? As pessoas batem palmas no ritmo certo. Toquei no Carnegie Hall, em NY, e isso não aconteceu.
— Ben Harper era um artista que a gente batalhava há algum tempo para ter no Sunset — diz o diretor artístico do palco, Zé Ricardo. — É um músico que gosta de colaborar com outros músicos. Já fez trabalhos com Jack Johnson, Donavon Frankenreiter... Semana que vem (nesta semana) vou começar a mandar sugestões e a ouvir as dele.
Em meio a uma turnê na qual apresenta versões acústicas de suas canções, Harper acaba de lançar no exterior “By my side”, uma coletânea com as baladas dos álbuns que vem lançando desde a estreia, em 1994, com “Welcome to the cruel world”. O hit “Diamonds on the inside” foi um dos incluídos.
— Isso era algo que eu queria fazer há muito tempo — diz. — A (gravadora) EMI veio com a ideia de que eu fizesse uma compilação, e eu achava que a melhor a se fazer era uma de baladas. Seria um passo adiante, algo que eu não poderia ter feito em outros álbuns.
“By my side” é o último álbum de uma parceria de quase 20 anos com a EMI. No dia 29 de janeiro, o cantor lança pela Stax (histórico selo de soul e blues, que lançou discos de Isaac Hayes, Eddie Floyd, The Dramatics e The Staple Singers) o disco “Get up!”, feito em parceria com o veterano gaitista de blues Charlie Musselwhite. No site de Harper já é possível ouvir uma das faixas, “I don’t believe a word you say”.
— Há muitos anos Charlie e eu vínhamos planejando fazer um álbum — conta ele, que conheceu o gaitista em 1995, quando foi convidado para abrir um show do já falecido bluesman John Lee Hooker em San Francisco. — Quando finalmente entramos no estúdio e fizemos um disco, a Stax mostrou interesse em lançá-lo. Parece que estou recomeçando, fazendo meu primeiro disco. Ele terá algumas canções que eu compus sozinho e outras que fizemos juntos.
Depois de uma história de “altos e baixos, mas que rendeu bastante frutos” com a EMI, Harper diz ter muito orgulho de lançar um trabalho pela Stax, gravadora fundada em 1957, na cidade de Memphis, no Tennessee (com o nome de Sattelite Records), que se notabilizou por gravar o crème de la crème do som dos negros do Sul dos EUA.
— Tenho uns cinco mil discos em casa, e provavelmente uns 150 deles são da Stax — revela o artista. — Mas provavelmente o meu favorito é “In session”, aquele que (os guitarristas de blues) Albert King e Stevie Ray Vaughan gravaram juntos. É incrível! Por ter lançado esse disco tinha certeza de que a Stax iria entender esse trabalho que fiz com Charlie. Esse negócio de showbiz não é para os fracos, dá muito trabalho. Tenho orgulho de ainda estar aqui, fazendo música todo dia.
No primeiro minuto de amanhã, começa a venda do Rock in Rio Card, cartão que equivale a um ingresso antecipado, com o qual o público garante sua entrada em qualquer dia do evento, sejam quais forem as atrações confirmadas (até agora, para o palco principal, foram anunciados Bruce Springsteen, Metallica e Iron Maiden).
A venda será feita pelo site rockinrio.com.br, por meio da Ingresso.com. O cartão, que vale para um dia, custará R$ 260 (inteiro). A escolha da data em que será utilizado poderá ser feita entre 1º de fevereiro e 1º de abril. O Rock in Rio 2013 acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20 e 21 de setembro, na Cidade do Rock.
0 comentários:
Postar um comentário