Rádio Maldita-No ar



Você está ouvindo a Maldita Rádio Rock

segunda-feira, 16 de maio de 2016

CD : Ben Harper - Call It What It Is

Ben Harper lançou “Call It What It Is”, seu novo álbum de estúdio com banda Innocent Criminals, que marca o reencontro do músico com Leon Mobley (percussão), Juan Nelson (contrabaixo), Oliver Charles (bateria), Jason Yates (teclados) e Michael Ward (guitarra), nove anos após o lançamento do disco antecessor com o grupo, “Lifeline”.

Com aproximadamente 25 anos de carreira, 13 álbuns e muitos sucessos, Ben quase corre o risco de ser posto em uma caixinha, pois tem forte personalidade em suas letras, no timbre de sua voz e em sua guitarra slide. Porém, ter personalidade marcante não significa ter algemas e é à base disto que o cantor, compositor e multi-instrumentista guia sua carreira, sempre transitando.

A primeira audição de “Call It What I Is” revela uma impressão engraçada, como se você estivesse ouvindo uma espécie de portfólio do artista. Cada uma das 11 canções remete a alguma fase ou banda por onde Ben Harper já passou. Do início dos anos 90 a 2016, com experiência em bandas como Relentless7, Blind Boys of Alabama, Fistful of Mercy e parcerias com Charlie Musselwhite, Vanessa da Mata e Natalie Maines, para mencionar alguns.

Esta sensação de coletânea, no entanto, consegue soar mais coesa do que se imagina, tamanho o entrosamento e a abordagem única do Innocent Criminals, que basicamente só se reúne para valer quando Harper está na área. E uma coisa é certa: as influências rock, folk, blues, R'n'B e gospel estão todas lá.

Abrindo com “When Sex Was Dirty”, o disco te convida a mostrar um sorriso e continuar ouvindo, pela batida marcada e três básicos acordes de guitarra que criam um rock leve e divertido. Aliás, o single “Pink Balloon”, cujo videoclipe você pode assistir abaixo, é a outra faixa mais rock que o disco oferece.

Na faixa-título, ouvimos o bom e velho Ben que chega dando pontapés com suas críticas sociais e políticas. Parcialmente inspirada em suas próprias experiências no passado com abordagens violentas e desnecessárias da polícia por simplesmente ser um jovem negro, “Call It What It Is” é direcionada aos casos de Michael Brown, negro e desarmado, que foi alvejado e morto por um policial branco, em Ferguson (EUA), e Ezell Ford, que fora igualmente assassinado pela polícia de Los Angeles. E é sobre isso que Ben pede a real. 

A folk “Deeper and Deeper” vem com violões e piano, delicadeza na voz de Harper, que se permite ficar intenso quando a canção precisa. Esta é uma balada para agradar os fãs de seu trabalho acústico, mais pop. E se você quiser um pop mais material-para-rádio, vá para a faixa “Shine”, que tem aquele quê de surf e guitarra lap steel. A canção “Dance Like Fire” tem, inclusive, uma vibe revival de “Diamonds On The Inside”. O bom trabalho de violões também pode ser ouvido em “How Dark Is Gone”, em completamente outra pegada, mais latina, carregada na percussão. “All That Has Grown” é um momento introspectivo de Ben Harper com sua lap steel e com pé no blues. E neste caldeirão de estilos ainda há espaço para um reggae tradicional em “Finding Our Way”.

Com gravações que tiveram pausas de um ou dois meses entre sessões que duraram cerca de um ano, fica ainda mais compreensível que Ben Harper and The Innocent Criminals vivem o momento e são fiéis a isso. “Call It What Is” traz a maturidade e também um pouco da leveza dos tempos de “Steal My Kisses”.


Set List
01. When Sex Was Dirty
02. Deeper and Deeper
03. Call It What It Is
04. How Dark Is Gone
05. Shine
06. All That Has Grown
07. Pink Balloon
08. Finding Our Way
09. Bones
10. Dance Like Fire
11. Goodbye to You

0 comentários:

Twitter Facebook Favorites

 
Real Time Web Analytics